|
Albino Almeida, da CONFAP e Mário Nogueira, da FENPROF falaram sobre os «Novos» Caminhos da Educação
É assim todos os anos… no início de mais um ano lectivo, a Câmara Municipal recebe os professores que vão leccionar no Concelho e atribui prémios por classificações de mérito obtidas pelos alunos dos dois Agrupamentos de Escola do Concelho e da Escola Secundária/3 de Carregal do Sal. Este ano a sessão realizou-se no dia 8 de Setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e, uma vez mais, contou com “casa cheia”. O evento ficou marcado por três pontos altos: a Recepção ao Professor, um painel sob o tema “Reflexão sobre os «Novos Caminhos» da Educação que contou com a intervenção de dois especialistas do sector: Albino Almeida da CONFAP e Mário Nogueira, da FENPROF e a Entrega de Prémios aos Melhores Alunos do Ano Lectivo 2009/2010. Novidade, este ano, foi a entrega de prémios aos melhores alunos do Ensino Especializado da Música da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Carregal do Sal. A Sessão começou com a cerimónia protocolar de boas-vindas, a cargo do edil Atílio dos Santos Nunes e a que se seguiu a intervenção do Vereador do pelouro da Educação, Dr. Luís Fidalgo, que introduziu e moderou o painel que contou com as intervenções dos dois convidados. Foram, na ocasião, feitas algumas críticas ao modelo actual de gestão e reorganização escolar, à falta de investimento do Governo no respectivo Sector e à necessidade de maior envolvimento e participação dos pais e encarregados de educação. Antes da entrega das distinções aos Melhores Alunos, o poeta e historiador do Concelho, Hermínio da Cunha Marques, subiu ao púlpito para ler um texto e versos da sua autoria alusivos à Educação e à profissão de Professor, em tempos idos e nos tempos actuais. O Presidente da edilidade, que encerrou a sessão, dirigiu-se, em particular, aos professores e aos alunos felicitando-os pelo trabalho desenvolvido no ano lectivo transacto e, sem esquecer os professores que, pela primeira vez, estão no Concelho, aproveitou para lhes fazer o apelo já habitual nestas ocasiões: para que vissem nos (as) alunos (as) um(a) filho(a) ou um(a) irmão (ã) e que os (as) acarinhassem como tal. Terminada a intervenção, e acompanhado pelo Vereador da Educação da Câmara Municipal, entregou os prémios aos Melhores Alunos da Escola Básica Integrada Aristides de Sousa Mendes; da E.B. 2/3 de Carregal do Sal e da Escola Secundária/3 de Carregal do Sal. A todos foi ofertado um envelope com uma quantia em dinheiro; uma obra literária e um diploma num canudo metálico cunhado com o brasão municipal. Encerrada a Sessão, a pedido da Escola Secundária/3 de Carregal do Sal, e cumprindo uma obrigatoriedade do Ministério da Educação, realizou-se, logo de seguida, a entrega de diplomas e certificados aos finalistas do ensino secundário profissional. Depois, os participantes nas sessões da manhã seguiram para o Restaurante Salinas onde participaram no almoço/convívio, oferecido pela Autarquia.
MELHORES ALUNOS ANO LECTIVO 2009/2010 ESCOLA BÁSICA INTEGRADA ARISTIDES SOUSA MENDES 6.º Ano Bernardo Daniel Campos Sousa Batista Tiago Filipe Rodrigues Costa Luís Afonso Pina Fidalgo 9ºAno João Pedro Simões Lopes Inês Borges Pina Tavares Santos Juliana Filipa Sousa Campos
ESCOLA BÁSICA DO 2.º E 3.º CICLOS DE CARREGAL DO SAL 6.º Ano David Alexandre Mendes Carreira Inês Raquel Pinto Gomes Amaral Pereira Luís Carlos Ferrão Barbas 9ºAno Mariana Teresa de Coronha e Mendes Inês Santos Nogueira Maria Manuel Leite Brito Bento Ribeiro 6.ºAno - Ensino Especializado da Música Celina Veloso de Campos Ana Sofia Dias de Figueiredo José Filipe Ferreira Soares de Melo
ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE CARREGAL DO SAL 9.º Ano Tatiana Soares Costa Daniela Nikaitow de Oliveira Edgar Martins Ribeiro Inês João Dinis Ferreira 12.ºAno Rita Fernandes Ferreira Francisco Manuel Henriques Gomes Ricardo Jorge Rebelo de Sousa 12.ºAno - Ensino Profissional Miguel Ângelo Mota Veiga Rosa Ana Rita Santos Bernardo Tiago Rodrigues Abreu |